• Foto do escritorAndré Batista

Quais os sintomas de pedra nos rins?

Os sintomas dos cálculos urinários podem variar de acordo com o tamanho, a localização e o tipo de pedra que se forma nos rins ou nas vias urinárias. Os sintomas mais comuns são:

• Cólicas fortes e que irradiam, por exemplo, para as costas e para a parte inferior do abdômen e as vezes grandes lábios na mulher e testículos no homem

• Dificuldade para urinar ou eliminação de uma quantidade pequena de urina

• Ardência ao urinar

• Necessidade de urinar com frequência

• Presença de sangue na urina

• Febre

• Náuseas e vômitos

Os sintomas costumam ocorrer subitamente e a dor geralmente aumenta e diminui em intensidade, muitas vezes fazendo com que a pessoa não encontre uma posição de alívio. Além disso, outros sintomas como febre e calafrios também podem ocorrer e indicar a existência de uma infecção urinária associada ao cálculo.

Em caso de suspeita de cálculo renal, é importante consultar um urologista para uma avaliação detalhada e início do tratamento adequado.

O tratamento pode envolver o uso de medicamentos para aliviar a dor e facilitar a passagem dos cálculos, ou a realização de procedimentos cirúrgicos para remover os cálculos maiores ou que não são eliminados espontaneamente.

Algumas medidas que podem ajudar a prevenir a formação de novos cálculos renais são:

Cirurgia renal percutânea (nefrolitotripsia) para remoção de cálculo renal
Cirugia para retirada de pedra no rim
  • Beber bastante água ao longo do dia, para manter a urina diluída e evitar a cristalização de substâncias

• Evitar o consumo excessivo de sal, proteínas animais, refrigerantes, café e chá preto, que podem aumentar a acidez da urina ou a eliminação de cálcio

• Consumir alimentos ricos em cálcio, como leite e derivados, que podem se ligar ao oxalato e impedir a formação de cálculos de oxalato de cálcio

• Consumir alimentos ricos em magnésio, como vegetais verdes, grãos integrais, nozes e sementes

• Consumir alimentos ricos em citrato, como frutas cítricas, que podem inibir a formação de cálculos de cálcio e ácido úrico

• Evitar o consumo excessivo de alimentos ricos em oxalato, como espinafre, beterraba, chocolate, amendoim e nozes, que podem favorecer a formação de cálculos de oxalato de cálcio

• Evitar o consumo excessivo de alimentos ricos em purinas, como carnes vermelhas, frutos do mar, vísceras e cerveja, que podem aumentar a produção de ácido úrico e favorecer a formação de cálculos de ácido úrico

• Controlar o peso, a pressão arterial, o diabetes e outras condições que podem aumentar o risco de cálculos renais.

O tratamento específico pode ser individualizado através de uma análise do cálculo eliminado ou recuperado durante procedimento cirúrgico, e também por meio de avaliação metabólica com exames de sangue e de urina.

1 visualização0 comentário